Páginas

17 de fevereiro de 2011

Gorgonzola Volcano

   O nome pode paracer um tanto inusitado, mas vocês vão ver que é isso mesmo: um vulcão de gorgonzola. Para quem é queijólatra como eu, é uma tentação.
   Dizem que as melhores ideias aparecem quando estamos distraídos, pensando em nada e de repente cai a maçã na nossa cabeça. Eu diria que não tão distraído assim, mas com a mente e o espírito de alguma forma abertos - para não xingar a maçã e jogá-la longe. Distraídos venceremos, disse o poeta Leminski.
   Foi num domingo à tarde que essa "maçã" caiu na minha cabeça. Estava tranquilamente tomando uma cervejinha, em casa, quando minhas filhas pediram para fazer um petit gateau. Depois de alguns resmungos de minha parte, fomos à cozinha. Eu não queria acompanhá-las no bolinho, já que estava tomando cerveja; "mas então come alguma coisa com a gente" foi o desafio sutil daquela tarde preguiçosa.
   Alguns milisegundos depois de soltar a porta da geladeira, percebi um pedaço generoso de queijo gorgonzola que me deu o estalo: taí, esse vai ser meu petit gateau de hoje. Naquele dia, claro que a primeira receita não chegou àquilo que eu queria. Nem a segunda. Foram umas 9 ou 10 versões que a família e alguns amigos tiveram que provar como cobaias até que a receita chegou no que é hoje: um bolinho salgado que derrete seu recheio de gorgonzola quando cortado.
   Ah! a receita também ganhou elogios no guia do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba: http://guia.gazetadopovo.com.br/mat/curitiba-restaurant-week:-tem-petit-gateau-de-gorgonzola-no-quintal-gastronomia/1006442/?ema=1

   Segue a receita:

GORGONZOLA VOLCANO:
 - 250g de queijo gorgonzola
 - 200ml de leite
 - 100g de farinha de trigo
 - 1 ovo
 - manteiga e farinha para untar as forminhas
  (conforme seu apetite pelo gorgonzola, você pode trocar as proporções entre ele e o leite, para suavizar)

   Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Unte muito bem as forminhas com manteiga e farinha (besunte mesmo) e coloque nelas a massa deixando cerca de 1cm da borda. Leve ao forno bem quente e temperatura máxima por cerca de 8 a 10 minutos.
   Sirva e aproveite com uma boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário