Páginas

30 de março de 2011

Congrio rosa ao molho de uvas verdes e poivre

   Não, não é uma homenagem à Mangueira. Foi um invencionismo cuja única e mera coincidência com a escola de samba são as cores.
   E sabe aquele eletrodoméstico que você compra, usa muito nas primeiras semanas de empolgação e depois vai encostando? Pois é, essa receita começou com ele, o juicer. Há tempos ele andava encostado aqui em casa; teve uma sobrevida há alguns meses, quando o Tomás desmamou e começou a tomar sucos, depois ficou encostado outra vez. Ele realmente é muito bom. O problema é que também é muito ruim e chato de lavar, e ocupa um baita espaço na cozinha. Quase um trambolho, não fosse sua real utilidade.
   Semana retrasada, a Patricia olhou para ele e me sugeriu que colocasse à venda num site. Concordei, mas alguns dias depois ele me chamou a atenção, quase num déja-vu: poxa, eu com um equipamento desses na mão poderia inventar um monte de receitas e coisas legais. Então, o equipamento ganhou mais uma sobrevida.
   Queria fazer algum molho com frutas, e pra complicar um tanto minhas ideias a Patricia não gosta nem um pouco de agridoces. E eu pensei em uvas. Verdes.
   Para completar o desafio, convidamos o casal Fabiane e Anderson, junto com o Iago que ainda não come essas coisas mas podia se divertir um bocado com o Tomás.
   Segue a receita:

CONGRIO ROSA AO MOLHO DE UVAS VERDES E POIVRE:

  - 4 filés de congrio rosa ou outro peixe à sua escolha
  - 2 copos de suco de uvas verdes (se não tiver a juicer, use 1 copo de suco concentrado e 1 copo de água)
   - 1 cacho pequeno de uvas verdes
  - 1 cebola média
  - 2 dentes de alho médios
  - 1 colher (sobremesa) de pimenta verde em conserva
  - 2 limões
  - sal e pimenta a gosto
  - variação: 50ml de vodka

   Prepare uma marinada com o suco dos limões, sal e pimenta e coloque nela os peixes para temperar.
   Lave bem as uvas do cacho pequeno e escorra. Retire os bagos um a um e corte-os em 4 pedaços. Reserve.
   Rale a cebola e pique finamente os dentes de alho. Numa panela, coloque um pouco de azeite de oliva extra virgem e junte a cebola até ficar dourada. Acrescente o alho, deixe-o dourar e em seguida acrescente o suco de uva (e a água, no caso do suco concentrado). Quando ferver, acrescente a pimenta verde e deixe ferver por mais 5 minutos. Caso queira acrescentar a vodka, adicione logo após a pimenta para deixar evaporar o álcool. 
   Numa frigideira, acrescente um fio de azeite de oliva e doure os peixes dos dois lados. Coloque-os numa travessa. Junte as uvas picadas ao molho, misture e cubra os peixes para servir.
  Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário