Páginas

9 de março de 2011

Flan de laranja

   Algumas vezes em minha infância pude acompanhar meu pai em visitas que fazia a uma fábrica no interior de Sâo Paulo, perto de Campinas. Ali havia uma enorme plantação de laranjas, e sempre voltávamos carregados; enquanto meu pai trabalhava, eu andava pelo laranjal com um senhor muito atencioso e simpático, sr. Cláudio, que sempre que me saudava dizendo "Vamos buscar umas laranjas pra sua mãe fazer o pudim que você gosta".
   Realmente a sobremesa era uma de minhas prediletas naquela época. Mas não era um pudim, e sim um flan (sem querer discutir aqui o sexo dos anjos, o pudim tem uma consistência mais cremosa, enquanto o flan é mais firme, podendo ser cortado). Uma receita muito rápida e fácil de fazer, para uma sobremesa bem refrescante.


FLAN DE LARANJA:
 - 1 embalagem (12g) de gelatina sem sabor
 - 1 lata de leite condensado
 - a mesma medida de suco de laranja
 - a mesma medida água
 - raspas de laranja, para decorar

   Hidrate a gelatina em água fria por alguns minutos e depois dissolva em 3 colheres de sopa de água fervente. Bata no liquidificador o leite condensado, o suco e a água. Acrescente a gelatina dissolvida e bata novamente, por pouco tempo.
   Despeje em uma forma molhada e leve à geladeira por 4 horas.
   Deguste em boa companhia.

Um comentário:

  1. Edu, na minha infância rolava um sagu de laranja inesquecível. Hoje, não consigo fazer sagu, quando tento, faço para o batalhão inteiro. Não consigo fazer 2 coisas: sagu e entender a MAIZENA... bjo

    ResponderExcluir