Páginas

8 de abril de 2011

Talharim ao Molho de Iogurte

   Eu estava completamente sem idéia do que falar neste post. Fucei em vários livros e anotações, escarafunchei a memória, e nada. E a tela me encarando, com o cursor piscando interminavelmente à espera de alguma digitação.
   Por fim, resolvi partir para outra, procurando em antigos caderninhos algumas referências para um livro que estou começando a escrever. Foi quando saltou de uma folhinha minha própria caligrafia, datada de 1989. Eram receitas de um curso de massas e molhos patrocinado por um fabricante de eletrodomésticos. Passei alguns minutos rindo sozinho. Lembrei que era o único homem no curso naquele dia, entre umas vinte e poucas mulheres. E a felicidade completou-se quando fui sorteado e ganhei um livro de receitas.
   Dentre os preparos daquela tarde, o que mais gostei foi o Talharim ao molho de iogurte, cuja receita reproduzo aqui excluindo as partes que mencionam a utilização dos eletrodomésticos. Quem sabe um dia eles me patrocinam?


TALHARIM AO MOLHO DE IOGURTE:

  - 500g de talharim
  - 1 colher de chá de farinha de trigo
   1 copo de iogurte
  - 1 lata de creme de leite (naquele tempo não existia a caixinha...)
  - 2 colheres de sopa de alcaparras
  - 1 vidro pequeno de champignons fatiados
  - 1 cebola pequena
  - 2 colheres de sopa de manteiga
  - 2 colheres de sopa de catchup

   Misture a farinha de trigo e o iogurte. Reserve.
   Pique finamente a cebola.
   Numa panela, derreta a manteiga e refogue a cebola. Acrescente as alcaparras e os champignons deixando fritar um pouco. Junte a mistura de farinha e iogurte, o catchup e o creme de leite, sem deixar ferver.
   Sirva ainda quente sobre o talharim cozido.

   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário