Páginas

30 de abril de 2011

Varenikes da Andréa

   Mais uma contribuição dos bons e velhos amigos para as receitas para o Dia das Mães. Essa veio de minha querida amiga Andréa Marquardt.
   Pronuncia-se varêniques, e é um prato da culinária judaica que teve origem na Polônia/Ucrânia. No sul do Brasil também é conhecido como Pierogi, e aqui em Curitiba se encontra facilmente nas barraquinhas das feiras de rua. É uma espécie de pastel cozido, que tem forma parecida com a de um ravioli, porém maior.
   Na família da Andréa, a receita vem desde a avó. Quando crianças, sua irmã menor, a Fernanda, contava quantos "pasteizinhos" cada um comia, para ela não ficar sem...ah, que delícia!


VARENIKES:

 Para a massa:
  - 1kg de farinha de trigo
  - 2 ovos
  - 250ml de água morna
  - 1colher (chá) de sal
  - 2 batatas médias, cozidas e amassadas

 Para o recheio:
  - 1kg de batata cozida e amassada
  - 4 colheres (sopa) de óleo de milho
  - 1/2kg de cebola bem picada
  - 1 dente de alho ficado finamente
  - sal e pimenta do reino a gosto

 Massa:
   Coloque a farinha de trigo em uma superfície lisa e seca, formando um montinho. Abra um buraco bem ao centro. Coloque aí os ovos, a água morna, o sal e as batatas. Misture e trabalhe a massa por 20 minutos - pode-se utilizar um mixer, trabalhando por 10 minutos. Abra a massa em uma superfície lisa com um rolo de macarrão e corte o formato dos pasteis usando um copo.

 Recheio:
   Refogue a cebola e o alho. Em seguida, misture na batata amassada, temperando com sal e pimenta do reino a gosto.

   Para finalizar, coloque um pouco de recheio em cada círculo de massa e dobre, formando uma meia-lua e cobrindo o recheio. Cozinhe os varenikes em água fervente com sal. Para decorar o prato, frite um pouco de cebola picada e espalhe sobre os pasteizinhos.


   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário