Páginas

13 de maio de 2011

Sopa Creme de Queijo

   Outro dia a temperatura caiu um pouco aqui em Curitiba, e acabei fazendo para mim uma sopa creme de queijo para esquentar a noite. Postei a foto no FB e alguns amigos pediram a receita.
   Eu adoro queijos, por isso a preferência. Mas a receita base que coloco aqui você pode adaptar com palmito, aspargos, ervilhas, enfim, o que for mais de seu gosto.


 SOPA CREME DE QUEIJO:

  Todas as sopas chamadas "creme" utilizam uma base, mais creme de leite e o ingrediente que irá dar-lhe o nome (aqui, queijo), na seguinte proporção:
  • 50% base
  • 25% ingrediente principal
  • 25% creme de leite ou nata
   Base:
  - 1 litro de leite
  - 75g de manteiga
  - 75g de farinha de trigo
  - sal
  - noz moscada

   Numa panela em fogo baixo, derreta a manteiga sem deixar fritar. Acrescente a farinha e mexa até que a mistura fique homogênea, sempre em fogo baixo. Acrescente o leite (frio) e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, mexendo sempre e devagar para não formar grânulos, até obter uma consistência cremosa e de coloração levemente marmorizada. Tempere com noz moscada (ralar) e sal.

   Queijo:
   Com o queijo, você pode utilizar a combinação que quiser e colocá-los para derreter na mistura base, lembrando sempre de começar pelo mais duro e colocar por último o mais macio. Eu utilizei:
  - polenguinho (2 quadradinhos)
  - emmenthal
  - gorgonzola
  - parmesão (ralado por cima, na cumbuca, na hora de servir)
   Também usei salsinha e cebolinha picadas e croutons para decoração do prato.
  
   Claro, quando me servi e senti aquele perfume maravilhoso de queijos eu não resisti e abri um vinho. Também recomendo.

   Para outros ingredientes, você pode picar (cogumelos, palmito, etc) ou bater no liquidificador, dependendo da consistência que deseja. 



   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário