Páginas

18 de maio de 2011

Sopa de Tomates

   É, parece que o frio se enconstou por aqui antes da hora e não quer saber de desencostar. Um solzinho bem tímido tenta se mostrar durante o dia mas as nuvens não deixam. E quando a noite cai...a temperatura despenca. Aí, nada melhor que uma sopinha para aquecer o corpo.
   Ontem eu fiz uma Sopa de Tomates, variando e juntando algumas receitas que vi pela internet. Difícil na sopa de tomates é não deixá-la com gosto de molho, por isso aqui o tempo de forno e mais o vinho do Porto e suco de laranja.
   Claro, para aquecer sem trabalho, só o Porto bastaria. Há uma famosa frase - cuja autoria não me recordo, se alguém lembrar por favor avise - de um chef dizendo: "Eu sempre cozinho com vinho. Às vezes até coloco na receita." Melhor impossível. Mas vamos ao preparo.

  SOPA DE TOMATES:

  - 5 tomates picados grosseiramente
  - 1 cebola média cortada em anéis
  - 2 dentes de alho
  - 50ml de azeite de oliva
  - 1 ramo de tomilho
  - 1 ramo de manjericão
  - 1 colher de chá de açúcar
  - 1 litro de caldo de legumes
  - 2 colheres de sopa de vinho do Porto
  - 1/2 xícara de suco de laranja
  - 8 fatias de pão italiano
  - queijo parmesão ralado
  - sal e pimenta do reino a gosto

   Pré-aqueça o forno em temperatura alta. Coloque numa assadeira o azeite de oliva e aqueça no forno por 5 minutos. Junte os tomates, a cebola, o alho e o tomilho. Mexa um pouco e deixe assar por 30 minutos.
   Ferva o caldo de legumes. Numa panela, coloque os tomates e o caldo fervente e deixe cozinhar por 5 minutos, em fogo baixo. Acrescente o açúcar. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador. Penere bem, amassando com o fundo de uma concha ou colher grande (o resto na peneira deve dar apenas 1 concha).
  Leve a sopa peneirada ao fogo baixo. Adicione o vinho do Porto e o suco de laranja, deixando cozinhar por mais 5 minutos. Despedace as fatias de pão italiano e adicione à sopa, deixando absorver (antes de despedaçar, passe as fatias na forma que assou os tomates). Junte o manjericão e sirva cobrindo com o queijo ralado.

 
 Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário