Páginas

16 de junho de 2011

Cogumelos recheados

   Depois de relutar um pouco, resolvi enfim publicar a receita que preparei como prato principal no dia dos Namorados. Não ficou tão especial, mas ficou boa; falha minha na avaliação.
   Os cogumelos são atrativos por seu valor nutricional, medicinal e para alguns até por seu teor transportador. Cada um na sua; na verdade penso até que todos os cogumelos são comestíveis - alguns por uma única vez.
   Mas vamos à receita, que você pode servir como acompanhamento para uma carne grelhada e regada a um bom azeite.

COGUMELOS RECHEADOS:

  - 8 cogumelos grandes
  - 4 colheres de sopa de tomates secos bem picados
  - 1 dente de alho amassado
  - 75g de queijo fontina ralado
  - 200g de queijo parmesão ralado
  - algumas folhas de manjericão fresco
  - sal e pimenta do reino a gosto
  - azeite de oliva extravirgem para refogar e para regar

   Preaqueça o forno em baixa temperatura.
   Retire suavemente os talos dos cogumelos (você vai ouvir um estalinho) e reserve. Reserve os 4 maiores cogumelos sem os talos para rechear.
   Pique os talinhos e os outros 4 cogumelos em cubos. Aqueça um pouco de azeite numa frigideira e refogue os cogumelos picados; misture os tomates secos e o alho e deixe cozinhar rapidamente. Retire da panela para esfriar.
   Misture aos cogumelos refogados os queijos fontina e parmesão, o manjericão fresco e tempere com sal e pimenta a gosto. Com uma colher pequena, recheie com essa mistura os cogumelos grandes e coloque numa assadeira untada com um pouco de azeite e leve ao forno até ficarem macios (se a quantidade de recheio for demasiada para os cogumelos, faça com ele uma "cama" no fundo da assadeira). Sirva quente, regando com o azeite de oliva.


   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário