Fettuccine de legumes com molho de mandioca e tomates

   Eu que não sou lá muito light em matéria de pratos, recebi de minha amiga Patrícia Giuffrida o desafio de colocar umas receitas light aqui no blog. Muito justo. Sem entrar no conceito técnico de "light", vou procurar publicar alguns preparos leves e bem saudáveis.
  Para começar, em homenagem à ascendência de minha querida amiga de infância (com o sobrenome dela, quem adivinhar ganha um doce!) vou começar com o Fettuccine de legumes que preparei hoje.
   Os próprios legumes formarão a massa, e o molho de tomates dá um sabor muito especial. Você pode acrescentar os legumes que quiser e montar sua própria massa também. O prato fica realmente muito leve e saboroso.

FETTUCCINE DE LEGUMES:

  - 3 cenouras grandes
  - 2 abobrinhas grandes
  - 1 mandioca grande
  - 2 tomates
  - 1/2 cebola picada finamente
  - 1 dente de alho picado finamente
  - 1 litro de caldo de legumes
  - folhas de manjericão
  - azeite de oliva
  - sal e pimenta do reino a gosto

   Descasque os legumes e apare-os no sentido do comprimento, deixando-os num formato quadrado e com cerca de 20cm. Com uma faca bem afiada, corte fatias de mais ou menos 2,5mm (se tiver um fatiador de legumes, melhor ainda). Em seguida, corte cada fatia em 2 ou 3 tiras, formando os fettuccini. Reserve.
   Descasque e pique grosseiramente os tomates. Numa frigideira, refogue a cebola, o alho e em seguida acrescente os tomates. Deixe cozinhar por 5 minutos e salpique com as folhas de manjericão. Desligue o fogo e reserve.
   Ferva um pouco de água e mantenha aquecida. Ferva o caldo de legumes e acrescente metade das tiras de mandioca, sal e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente o restante da mandioca e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente as tiras de cenoura e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Corrija o sal e acrescente as tiras de abobrinhas, deixando cozinhar por mais 5 minutos. Caso você queira adicionar outros legumes, lembre-se que os mais duros devem ser cozidos antes dos mais macios, para não desmanchar. Acrescente mais água fervente se necessário. Prove se as tiras de legumes estão al dente e corrija o sal. A mandioca colocada no início do cozimento deve ter se desmanchado, formando um caldo grosso que será o molho do fettuccine. Sirva coberto com os tomates refogados.



   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

Comentários

  1. Oi, Edu! Obrigada pela homenagem! Você acertou em cheio! Eu adoro massa e amo legumes! Vou preparar essa receita em casa. Tomara que você volte logo logo com um novo restaurante. Farei propaganda :-)! Bjs da amiga de infância, Pat Giu

    ResponderExcluir
  2. Macarrão, gosto de qualquer jeito. Mas se levar um manjericão, aí não resisto. Essa eu vou tentar. Anotei!

    abço

    ResponderExcluir

Postar um comentário