Páginas

11 de junho de 2011

Quentão e Vinho Quente

   Essas receitas são para aquecer o clima para o dia dos Namorados já no sábado a noite. Mas cuidado! não vá tomar um porre e deixar que a ressaca estrague tudo no domingo. E aqui virão controvérsias, já sei.
   O que tive que aprender mais rápido quando me mudei para Curitiba foi a lidar com o frio. Já se vão quase vinte anos e ainda não aprendi - aliás, acho que devo estar desaprendendo ou ficando velho pois a cada ano está pior. E também tive que aprender palavras muito diferentes para coisas que já tinham seu nome bem conhecido e identificado em minha cabeça. Piá, cancha, penal, vina, e por aí vai...
   Para não prolongar muito esse post, afinal viemos aqui para comer, não é mesmo? Mas nesse caso, para beber: vim a descobrir numa festa com amigos aquilo que chamamos de vinho quente em São Paulo é o que se chama quentão aqui no Paraná. Inadmissível essa; para mim, focinho de porco definitivamente não é tomada.
   Vão aqui as duas receitas. Cada um escolhe o seu jeito e assim o mundo continua a girar.


 QUENTÃO (O VERDADEIRO):

  - 1 garrafa (600ml) de cachaça
  - 600ml de água
  - 1/2kg de açúcar
  - casca de 2 laranjas
  - casca de 1 limão
  - 100g de gengibre picado
  - 1 maçã descascada e picada
  - cravo à gosto
  - canela em pau à gosto

   Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver derretendo, junte a cachaça e a água. Assim que começar a ferver, adicione a maçã e deixe cozinhar por 30 minutos. Peneire e deixe no fogo ao servir.

Quentão


  VINHO QUENTE (AQUELE QUE CHAMAM DE QUENTÃO):

  - 1 garrafa (600ml) de vinho tinto seco
  - 300ml de água
  - 300g de açúcar
  - 1/2 maçã descascada e picada
  - canela em pau à gosto
  - cravo à gosto

   Queime a metade do açúcar junto com o cravo e a canela. Junte o vinho, já misturado com a água. Adicione a maçã e o restante do açúcar. Deixe cozinhar e sirva bem quente.



   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário