Páginas

26 de julho de 2011

Quiche de Espinafre e queijo Roquefort

   A quiche é uma torta salgada com recheio à base de ovos e creme de leite, sem cobertura. Tradicional na culinária francesa, sua origem é também reivindicada pelos alemães ("kuchen" = torta). Por não ter cobertura, pode ser uma opção de refeição leve e prática.
   A receita de hoje é um tanto trabalhosa, mas o resultado vale a pena. A combinação da cebola ao vinho dá um bom equilíbrio com o espinafre e o creme de leite suaviza bem o roquefort. Fez sucesso aqui em casa.

QUICHE DE ESPINAFRE E ROQUEFORT:

  Para a massa:
  - 200g de farinha de trigo
  - 100g de manteiga
  - 1 ovo
  - 1 colher (chá) de sal
  - 2 colheres (chá) de água
  - um punhado de feijão
  - papel filme
  - papel manteiga

   Bata o ovo com um garfo e reserve. Numa tigela grande, peneire a farinha, junte o sal e a manteiga. Trabalhe a massa com as pontas dos dedos até que forme migalhas. Faça um buraco no meio e coloque o ovo e a água. Amasse até formar uma bola. Polvilhe uma superfície com farinha, e amasse a bola até ficar macia. Embrulhe em papel filme e leve à geladeira por 20 minutos.
   Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa até formar um círculo de até 0,5cm de espessura. Coloque a massa numa forma de fundo removível untada com manteiga. Corte o papel manteiga no formato da forma, porém com dois dedos a mais de largura nas laterais; amasse o papel e estique-o depois sobre a massa na forma. Coloque sobre ele o punhado de feijão e leve ao forno previamente aquecido a 180 graus por 10 minutos, até que fique firme. Retire do forno, descarte o papel e os feijões e leve a massa novamente ao forno por 5 minutos até secar.

 Para o recheio:
  - 250g de espinafre
  - 200g de queijo Roquefort
  - 200g de creme de leite fresco
  - 4 ovos batidos
  - 4 cebolas médias, cortadas em rodelas finas
  - 50g de manteiga
  - 100ml de vinho tinto
  - 1 colher (chá) de açúcar
  - sal e pimenta a gosto

   Numa panela, aqueça um pouco de azeite de oliva e refogue a cebola. Junte o açúcar e deixe cozinhar até a cebola começar a caramelizar. Junte o vinho e cozinhe até evaporar. Adicione sal e pimenta a gosto. Reserve.
  Em outra panela, derreta a manteiga e frite o espinafre em fogo alto, até que fique seco - o espinafre úmido deixa a quiche ensopada. Tempere com sal e pimenta e corte em pedaços finos.
   Aqueça o creme de leite e junte o queijo dividido em pedaços, mexendo devagar até derreter e sem levantar fervura. Deixe esfriar e junte os ovos já batidos.
   Monte a quiche colocando sobre a massa as cebolas, os espinafres e em seguida o queijo derretido. Leve ao forno médio (180 graus) por 40 minutos; desligue e deixe no forno por mais 20 minutos. Sirva ainda quente.


   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário