Páginas

11 de julho de 2011

Segurança na cozinha

   Você sabia que 9 em cada 10 acidentes com crianças acontecem em casa?
   Já que estamos em época de férias escolares, e agora as crianças podem passar um pouco mais de tempo em casa, aqui vão algumas dicas para evitar acidentes para elas e para você.

  PERTO DO FOGÃO:

  - deixe os cabos das panelas e frigideiras virados sempre para o interior do fogão, evitando assim que alguém esbarre;
  - não deixe bocas do fogão ligadas quando termina de cozinhar;
  - se seu fogão não for automático, acenda sempre o fósforo antes de abrir o gás;
  - ao ligar o forno, ponha-se sempre de lado e não em frente a ele;
  - quando cozinhar, use aventais e panos de tecidos naturais; evite os tecidos sintéticos e os aventais de plástico;
  - cuidado ao utilizar panelas de pressão; sempre verifique as recomendações do fabricante;
  - guarde bem os fósforos, pois as crianças não têm medo do fogo.


  NA PIA E NAS BANCADAS:

  - mantenha suas facas sempre afiadas; você vai "forçar" mais para tentar cortar com as facas cegas, aumentando o risco de escapar e causar cortes;
  - ao cortar, sempre "encolha" as pontas dos dedos da mão que estiver segurando aquilo que for cortar;
  - ao terminar de utilizar liquidificador, mixer, processador e outros, sempre retire da tomada, mesmo que vá utilizar novamente;
  - procure ter um escorredor para os talheres, daqueles que os deixam "em pé", e deixe-os escorrer sempre com as pontas (garfos e facas) para baixo; isso também pode valer para as colheres, para que ao recolher se evite colocar a mão na parte que depois vai à boca.

 COMO PROCEDER:

   Em caso de queimaduras, seja de proporções leves por apenas encostar o braço no forno ou um pouco mais sérias como água fervente, nunca recorra aos métodos caseiros como pasta de dente, clara de ovo, manteiga ou óleo de cozinha; deixe a área queimada sob água corrente da torneira, para diminuir a temperatura e interromper o processo de queimadura. Depois diso, caso a extensão da queimadura não seja muito grande, uma loção hidratante que tenha calmantes ativos pode aliviar bastante os sintomas. Evite expor a pele ao sol até que se recupere.
   Se a queimadura for um pouco mais grave e chegar a levantar bolhas, adote o mesmo procedimento colocando a área sob água corrente; se não for possível, faça compressas com água fria. Não use gelo nem água gelada. Não estoure as bolhas. Remova anéis, relógios e pulseiras antes que as áreas queimadas inchem. Também vale manter o braço levantado para evitar o inchaço. Depois de resfriar a pele, procure ajuda médica.


 Cuide com o coração. Desfrute de suas boas companhias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário