Páginas

3 de agosto de 2011

Dia dos pais: Costeletas de Cordeiro

   Perguntei a alguns amigos e amigas algumas ideias de pratos para o Dia dos Pais. Resposta quase unânime: churrasco. Conclusão fácil: pai é essencialmente uma criatura carnívora.
   Para mim, churrasco é como escova de dentes - cada um tem a sua. Milhares de maneiras de acender o fogo, de cortar e temperar a carne, de preparar. E esse não pretende ser um blog de churrasco. Mas a partir da conclusão de que nós, pais, somos carnívoros, vou concentrar esse especial em carnes, começando com Costeletas de Cordeiro.
   As costeletas são a divisão do carré de cordeiro. O carré é a parte da costela que fica entre o pescoço e o lombo, muito macia e saborosa. É um corte tipicamente francês em que parte dos ossinhos ficam limpos. Essa receita com crosta de mostarda vai deixar muitos pais babando.


  COSTELETAS DE CORDEIRO:
 
  - 6 costeletas de cordeiro
  - 4 colheres de sopa de mostarda Dijon
  - 4 dentes de alho, picados finamente
  - 1 ramo de salsinha picada
  - 100g de queijo parmesão ralado
  - 4 fatias de pão de forma, sem as cascas
  - azeite de oliva
  - sal e pimenta do reino a gosto

   Tempere as costeletas com sal e pimenta do reino e reserve.
   Numa vasilha, passe as fatias de pão numa peneira grossa, obtendo uma farinha. Junte o alho, a salsinha, o queijo parmesão e a mostarda Dijon. Acrescente um pouco de azeite e misture, corrigindo até que a mistura fique bem úmida. Corrija o sal e a pimenta e acrescente mais mostarda caso ache necessário (é o sabor que deve prevalecer).
   Deixe o forno aquecendo a mais ou menos 200 graus. No fogão, coloque um pouco de azeite numa frigideira e doure rapidamente os dois lados das costeletas. Leve em seguida ao forno por 20 minutos, virando-as na metade do tempo. Cubra as costeletas com uma camada de crosta e deixe no forno por mais 3 minutos ou até que a crosta fique dourada. Sirva ainda quente.



   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário