Páginas

6 de agosto de 2011

Steak Tartare

   Acho que ao escrever esses posts do Dia dos Pais, estou comprovando a teoria de que somos essencialmente carnívoros. Antes mesmo de começar esse aqui, já estava salivando...
   O Steak Tartare é uma carne crua, que pode ser mignon ou patinho, picada finamente ou moída, misturada com temperos, mostarda e alcaparras. Vai muito bem como entrada ou como petisco, acompanhada de cerveja ou vinho. Importante é estar bem temperada e bem fresca.
   Em Curitiba, esse preparo servido sobre uma fatia de pão preto e coberta (muito coberta) com cebolinha é também conhecida como "carne de onça". Veja qual o estilo de seu pai e adapte a receita.

 STEAK TARTARE:

  - 150 g de filé mignon, moído ou finamente picado
  - pimenta do reino moída na hora
  - 1 colher (sobremesa) de cebola ralada
  - 1 colher (sobremesa) de mostarda Dijon
  - 1 colher (chá) de alcaparras
  - 1 colher (chá) de cebolinha picada
  - 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  - suco de 1 limão


   Deixe a carne já picada ou moída na geladeira. Numa vasilha, misture todos os ingredientes. Acrescente a carne e misture delicadamente. Se tiver um aro para montar a porção, faça uma bola, coloque no aro e sirva, decorando com um pouco de alcaparras, azeite de oliva e mostarda; se não tiver o aro, faça uma bola com a carne, coloque sobre um prato e aperte com o fundo de uma colher, formando uma circunferência; decore com alcaparras, azeite de oliva e mostarda.



   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário