Páginas

29 de setembro de 2011

Broa de Fubá com Coco (mais uma mineira)

   Seguindo a linha do último post, quando eu estava em Minas Gerais, busquei uma receita também típica da culinária mineira com uma boa variação: essa broa de fubá com coco é ótima para aquela hora do cafezinho calmo jogando conversa fora ao redor da mesa. E para outras horas também.

  BROA DE FUBÁ COM COCO:

  - 150 g de manteiga
  - 1 xícara de leite
  - 1 colher (chá) de sal
  - 1 colher (sopa) de erva-doce
  - 250g de açúcar
  - 100g de farinha de trigo
  - 200g de fubá
  - 100g de coco ralado fresco
  - 50g fermento em pó
  - 3 ovos
  - azeite para untar

  
   Peneire a farinha de trigo, o fubá e o fermento. Junte o coco ralado, misture e reserve.
   Em uma panela, derreta a manteiga. Acrescente o leite, o sal, a erva-doce e o açúcar, misturando devagar em fogo baixo. Junte a mistura da farinha, fubá, fermento e coco, mexendo bem até a massa desgrudar da panela. Acrescente então os ovos, um por um (quebre-os antes em algum outro recipiente para não correr o risco estragar a massa), e mexa até que a massa fique brilhante, lisa e mole. Desligue o fogo.
   Ponha a mão na massa: coloque um pouco de fubá nas mãos, misture um pouco mais a massa e depois faça bolinhos dividindo em 4 ou 8 pedaços, dependendo do tamanho que desejar. Faça um corte em cruz na parte de cima dos bolinhos.
   Coloque as broas numa assadeira untada com azeite e salpicada de farinha. Leve ao forno pré aquecido a 200º C por 20 minutos, até dourarem ou começarem a rachar.


   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário