Páginas

29 de novembro de 2011

Sorvete artesanal de Cereja

   Depois da receita do sorvete de vinho, minha amiga Patrícia Giuffrida, que já contribuiu bastante aqui para esse blog, pediu uma receita de sorvete artesanal de cereja. Confesso que é um de meus prediletos também, e me animei a procurar uma receita.
   Essa aqui é um pouco adaptada do que pesquisei por aí.

SORVETE DE CEREJA:

  - 400g de cerejas frescas
  - 200g de açúcar
  - 1 copo de iogurte desnatado
  - 200ml de creme de leite
  - 200ml de leite
  - 1 colher (sopa) de cachaça

   Pique as cerejas grosseiramente e, numa panela, leve ao fogo baixo com metade do açúcar por 10 minutos. Passe numa peneira fina.
   Ferva o creme de leite com o leite e reserve, deixando esfriar.
   Bata no liquidificador as cerejas peneiradas, o restante do açúcar, o iogurte e a cachaça.
   Misture os dois preparos e leve ao freezer em um pote com tampa por 2 horas. Retire do freezer e bata com uma colher ou batedor manual (esse processo evita que se formem aqueles cristais de gelo no sorvete), e leve novamente ao freezer por mais 2 horas e depois repita o processo de bater. Leve finalmente ao freezer e retire alguns minutos antes de servir.


   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

3 comentários:

  1. Oi, Edu! Uma dúvida: seria possível fazer substituições de ingredientes para tornar a receita menos calórica? Por exemplo: usar creme de leite light, leite desnatado e adoçante (no lugar do açúcar)? Ou será que iria mudar muito o gosto e a consistência do sorvete? Obrigada! Bjs, Pat Giuffrida

    ResponderExcluir
  2. Oi Pat. Pode sim, acho que não vai alterar o sabor. Outra dica é substituir a cachaça por essência de baunilha, porém você vai ter que repetir o processo de retirar do freeezer para bater manualmente mais vezes. Bjo, Edu

    ResponderExcluir
  3. Edu, meu querido,
    sabe do que eu mais gosto nas suas receitas? É que você nos fazer ficar parecendo chefs!!!! Todas elas dão certo e ficam indecentemente deliciosas!!!! Obrigada por tanta coisa boa!! Beijão!

    ResponderExcluir