Páginas

28 de junho de 2011

Fettuccine de legumes com molho de mandioca e tomates

   Eu que não sou lá muito light em matéria de pratos, recebi de minha amiga Patrícia Giuffrida o desafio de colocar umas receitas light aqui no blog. Muito justo. Sem entrar no conceito técnico de "light", vou procurar publicar alguns preparos leves e bem saudáveis.
  Para começar, em homenagem à ascendência de minha querida amiga de infância (com o sobrenome dela, quem adivinhar ganha um doce!) vou começar com o Fettuccine de legumes que preparei hoje.
   Os próprios legumes formarão a massa, e o molho de tomates dá um sabor muito especial. Você pode acrescentar os legumes que quiser e montar sua própria massa também. O prato fica realmente muito leve e saboroso.

FETTUCCINE DE LEGUMES:

  - 3 cenouras grandes
  - 2 abobrinhas grandes
  - 1 mandioca grande
  - 2 tomates
  - 1/2 cebola picada finamente
  - 1 dente de alho picado finamente
  - 1 litro de caldo de legumes
  - folhas de manjericão
  - azeite de oliva
  - sal e pimenta do reino a gosto

   Descasque os legumes e apare-os no sentido do comprimento, deixando-os num formato quadrado e com cerca de 20cm. Com uma faca bem afiada, corte fatias de mais ou menos 2,5mm (se tiver um fatiador de legumes, melhor ainda). Em seguida, corte cada fatia em 2 ou 3 tiras, formando os fettuccini. Reserve.
   Descasque e pique grosseiramente os tomates. Numa frigideira, refogue a cebola, o alho e em seguida acrescente os tomates. Deixe cozinhar por 5 minutos e salpique com as folhas de manjericão. Desligue o fogo e reserve.
   Ferva um pouco de água e mantenha aquecida. Ferva o caldo de legumes e acrescente metade das tiras de mandioca, sal e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente o restante da mandioca e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente as tiras de cenoura e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Corrija o sal e acrescente as tiras de abobrinhas, deixando cozinhar por mais 5 minutos. Caso você queira adicionar outros legumes, lembre-se que os mais duros devem ser cozidos antes dos mais macios, para não desmanchar. Acrescente mais água fervente se necessário. Prove se as tiras de legumes estão al dente e corrija o sal. A mandioca colocada no início do cozimento deve ter se desmanchado, formando um caldo grosso que será o molho do fettuccine. Sirva coberto com os tomates refogados.



   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

16 de junho de 2011

Cogumelos recheados

   Depois de relutar um pouco, resolvi enfim publicar a receita que preparei como prato principal no dia dos Namorados. Não ficou tão especial, mas ficou boa; falha minha na avaliação.
   Os cogumelos são atrativos por seu valor nutricional, medicinal e para alguns até por seu teor transportador. Cada um na sua; na verdade penso até que todos os cogumelos são comestíveis - alguns por uma única vez.
   Mas vamos à receita, que você pode servir como acompanhamento para uma carne grelhada e regada a um bom azeite.

COGUMELOS RECHEADOS:

  - 8 cogumelos grandes
  - 4 colheres de sopa de tomates secos bem picados
  - 1 dente de alho amassado
  - 75g de queijo fontina ralado
  - 200g de queijo parmesão ralado
  - algumas folhas de manjericão fresco
  - sal e pimenta do reino a gosto
  - azeite de oliva extravirgem para refogar e para regar

   Preaqueça o forno em baixa temperatura.
   Retire suavemente os talos dos cogumelos (você vai ouvir um estalinho) e reserve. Reserve os 4 maiores cogumelos sem os talos para rechear.
   Pique os talinhos e os outros 4 cogumelos em cubos. Aqueça um pouco de azeite numa frigideira e refogue os cogumelos picados; misture os tomates secos e o alho e deixe cozinhar rapidamente. Retire da panela para esfriar.
   Misture aos cogumelos refogados os queijos fontina e parmesão, o manjericão fresco e tempere com sal e pimenta a gosto. Com uma colher pequena, recheie com essa mistura os cogumelos grandes e coloque numa assadeira untada com um pouco de azeite e leve ao forno até ficarem macios (se a quantidade de recheio for demasiada para os cogumelos, faça com ele uma "cama" no fundo da assadeira). Sirva quente, regando com o azeite de oliva.


   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

15 de junho de 2011

Atum em berço de avocado

   Ainda estou um tanto traumatizado com meu preparo de prato principal para o dia dos Namorados, por isso hoje vou postar a receita da entrada.
   O avocado, também encontrado e produzido no Brasil (principalmente para exportação) difere do abacate comum - também conhecido como abacate manteiga - por ter a casca mais dura, polpa mais consistente, coloração mais escura e tamanho menor, além do teor de óleo contido em sua polpa, que pode variar de 20% a 30% enquanto na espécie mais conhecida não passa de 5%.


  ATUM EM BERÇO DE AVOCADO:

   Eu fiz com abacate comum, já que não encontrei avocado. O conselho é utilizar um abacate beeeem maduro.

  - 1 lata de atum desfiado
  - suco de 1 limão
  - 1 tomate sem pele e sem sementes, picado finamente
  - 1 avocado (ou um abacate bem maduro)
  - sal e pimenta do reino a gosto

   Numa vasilha, coloque o atum desfiado, o suco de limão e o tomate picado. Misture bem. Adicione o sal e a pimenta a gosto.
   Abra o avocado ao meio, no sentido do comprimento, e retire seu caroço. Coloque o atum nas cavidades do avocado e sirva.


   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

14 de junho de 2011

Pêssegos assados recheados

   Comentei aqui que ia postar as receitas que preparei no dia dos Namorados. Vamos começar pela sobremesa, que foi o que mais deu certo - todos os preparos eram receitas novas para mim, por isso houve algumas escorregadas que vou corrigir para publicar.
   A receita original da sobremesa - italiana - utiliza o biscoito amaretto. Encontrei o biscoito na internet, mas não nas lojas e supermercados; e não foi por falta de tentativa. Utilizei então a bolacha tipo champagne e o licor amaretto (na receita original não vai licor). Deu certo.


PÊSSEGOS RECHEADOS COM BISCOITO AMARETTO:

  - 4 pêssegos maduros
  - 100g de biscoito amaretto (ou biscoito champagne)
  - 50ml de licor amaretto (se não encontrar o biscoito)
  - 60g de manteiga derretida
  - 1 gema
  - 1 colher (chá) de noz-moscada ralada (na hora)
 
   Pré aqueça o forno em temperatura média.
   Unte uma forma refratária com parte da manteiga - a forma deve ser do tamanho que caibam os pêssegos numa só camada.
   Numa vasilha, triture os biscoitos com o fundo de uma colher até ficarem com uma consistência de "areia grossa" (veja sua preferência: quanto mais crocante quiser o recheio, menos triture os biscoitos). Adicione o restante da manteiga derretida, a gema, a noz-moscada e o licor amaretto e misture bem.
   Corte os pêssegos ao meio e retire os caroços. Coloque o recheio na cavidade dos pêssegos, pressionando com uma colher para firmar. Leve ao forno por 20 minutos ou até ficarem macios e levemente corados. Sirva quente.




   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

12 de junho de 2011

Domingo do Amor

   Nesse domingo eu cozinhei para o meu amor, Patricia Cisternas, brinquei com meu filho, passei o final de tarde na casa de meus pais e depois revi minha grande amiga de infância e de coração Carla Schultze no skype. Nada melhor para um dia que é homenagem ao amor.
   As receitas que eu preparei hoje vou postar ao longo da semana no blog.


   Viva e deguste a vida com o coração e em boa companhia!

11 de junho de 2011

Quentão e Vinho Quente

   Essas receitas são para aquecer o clima para o dia dos Namorados já no sábado a noite. Mas cuidado! não vá tomar um porre e deixar que a ressaca estrague tudo no domingo. E aqui virão controvérsias, já sei.
   O que tive que aprender mais rápido quando me mudei para Curitiba foi a lidar com o frio. Já se vão quase vinte anos e ainda não aprendi - aliás, acho que devo estar desaprendendo ou ficando velho pois a cada ano está pior. E também tive que aprender palavras muito diferentes para coisas que já tinham seu nome bem conhecido e identificado em minha cabeça. Piá, cancha, penal, vina, e por aí vai...
   Para não prolongar muito esse post, afinal viemos aqui para comer, não é mesmo? Mas nesse caso, para beber: vim a descobrir numa festa com amigos aquilo que chamamos de vinho quente em São Paulo é o que se chama quentão aqui no Paraná. Inadmissível essa; para mim, focinho de porco definitivamente não é tomada.
   Vão aqui as duas receitas. Cada um escolhe o seu jeito e assim o mundo continua a girar.


 QUENTÃO (O VERDADEIRO):

  - 1 garrafa (600ml) de cachaça
  - 600ml de água
  - 1/2kg de açúcar
  - casca de 2 laranjas
  - casca de 1 limão
  - 100g de gengibre picado
  - 1 maçã descascada e picada
  - cravo à gosto
  - canela em pau à gosto

   Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver derretendo, junte a cachaça e a água. Assim que começar a ferver, adicione a maçã e deixe cozinhar por 30 minutos. Peneire e deixe no fogo ao servir.

Quentão


  VINHO QUENTE (AQUELE QUE CHAMAM DE QUENTÃO):

  - 1 garrafa (600ml) de vinho tinto seco
  - 300ml de água
  - 300g de açúcar
  - 1/2 maçã descascada e picada
  - canela em pau à gosto
  - cravo à gosto

   Queime a metade do açúcar junto com o cravo e a canela. Junte o vinho, já misturado com a água. Adicione a maçã e o restante do açúcar. Deixe cozinhar e sirva bem quente.



   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

9 de junho de 2011

Frango do Capeta

   Essa é para quem, como eu, gosta de um prato mais apimentado.


PEITO DE FRANGO DO CAPETA:

  - 4 peitos de frango, sem pele (se preferir, pode usar outra parte do frango)
  - 8 colheres (sopa) de azeite de oliva
  - 3 limões sicilianos
  - 2 pimentas dedo-de-moça médias, sem sementes, picadas grosseiramente
  - pimentas biquinho, para decoração
  - 2 dentes de alho amassados
  - um pouco de salsinha picada
  - 2 colheres (sopa) de manteiga
  - sal e pimenta do reino a gosto

  
   Faça uma marinada: coloque os peitos de frango numa tigela e junte o suco de 2 limões sicilianos, suas cascas, o azeite de oliva, a pimenta picada e os dentes de alho. Misture um pouco e leve à geladeira por 30 minutos ou mais.
   Aqueça o forno em alta temperatura. Coloque os frangos numa assadeira e leve ao forno por 10 minutos - na metade do tempo, regue com a marinada e vire-os para que dourem por igual. Baixe a temperatura do forno e deixe até que fiquem assados. Regue de vez em quando com a marinada, até que ela acabe.
   Enquanto isso, corte o outro limão siciliano em gomos e reserve. Derreta a manteiga sem deixar fritar; desligue o fogo, misture a salsinha e sal e pimenta do reino a gosto.
   Para servir o frango, regue com a manteiga temperada e decore com os cubos de limão siciliano e as pimentas biquinho.


   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

8 de junho de 2011

Entradinha de Berinjela

   Tá a fim de fazer algo mais incrementado ainda para o seu amor no dia dos Namorados? Aqui vai uma receita de entrada que é bem rápida de preparar e fica muito gostosa. Dá para ir beliscando enquanto se toma um vinho e prepara o almoço. Que tal?


 ROLINHOS DE BERINJELA COM MUSSARELA DE BÚFALA:

  - 2 berinjelas
  - 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  - 12 azeitonas pretas, sem caroço, cortadas em pedacinhos
  - 6 tomates secos escorridos e fatiados
  - 3 colheres (sopa) de manjericão fresco picado
  - 150g de mussarea de búfala picada em cubinhos
  - 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  - palitos de dente umedecidos
 - 100g de molho pesto

 Molho pesto:
  - 2 dentes de alho picados
  - 4 colheres (sopa) bem cheias de manjericão
  - 50g de amêndoas
  - 150ml de azeite de oliva
  - 50g de parmesão ralado
  - sal e pimenta do reino a gosto


   Faça o molho pesto: coloque o alho, as amêndoas e o manjericão no processador e bata até formar um creme. Com o processador ligado, vá despejando o azeite aos poucos até formar uma pasta cremosa. Junte o queijo, bata rapidamente e tempere a gosto. Reserve.
   Prepare as berinjelas: corte-as no sentido do comprimento, em fatias de 0,5cm mais ou menos, fazendo render umas 6 fatias cada. Salpique um pouco de sal e deixe absorver por 30 minutos. Enxague o sal e seque bem as fatias.
  Pincele um pouco de azeite nas fatias de berinjela, e asse por 2 a 3 minutos de cada lado até ficarem macias e ligeiramente chamuscadas. Retire do fogo.
   Espalhe o pesto por cima das fatias, reservando metade dele. Coloque também as azeitonas pretas, o tomate seco, o manjericão e a mussarela de búfala. Adicione um pouco de pimenta, caso deseje.
   Começando pela parte mais estreita, enrole as berinjelas envolvendo o recheio. Prenda com um palito. Polvilhe com o parmesão ralado e coloque novamente para assar, virando a cada 2 minutos até que fiquem douradas.
   Misture o restante do azeite ao pesto. Coloque os rolinhos num prato, espalhe o pesto por cima e sirva.

 

   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.
 

7 de junho de 2011

Risoto de Presunto Parma

   Essa é uma receita que eu particularmente adoro.
   Também fácil de fazer e fácil de agradar. Com esse friozinho que está fazendo por quase toda a parte do nosso país, fica ainda mais recomendável para aquecer o seu dia dos Namorados.


RISOTO DE PRESUNTO PARMA:

  - 300g de arroz arbóreo
  - 60ml de vinho branco seco
  - 1 litro de caldo de galinha
  - 1/2 cebola grande, picada finamente
  - 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  - 20g de queijo parmesão ralado
  - 4 colheres (sopa) de azeite
  - 100g de presunto tipo Parma picado em cubos
  - 20 fatias de presunto tipo Parma finas, para decoração

   Numa panela, ferva o caldo de galinha e mantenha aquecido.
   Enquanto isso, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o arroz, misture bem até que todos os grãos fiquem sequinhos e besuntados. Acrescente o vinho branco, misture e deixe cozinhar até o líquido secar.
   Acrescente metade do caldo de galinha e vá adicionando uma concha de caldo por vez, à medida que for secando, mexendo devagar até que o arroz fique al dente - pode ser que não utilize todo o caldo. Como o presunto Parma é bem salgado, não acrescente sal durante o cozimento, deixando para corrigir no final.
   Junte o presunto Parma picado e mexa. Acrescente a manteiga e o parmesão ralado. Corrija o sal. Faça rolinhos com as fatias de presunto Parma e disponha sobre o prato, ao servir.

 

 Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

6 de junho de 2011

Semifreddo de Chocolate

   O Semifreddo é uma sobremesa italiana que se aproxima muito do sorvete. Tem uma consistência mais cremosa e a vantagem de poder ser feito em casa sem o uso de máquina específica. E é uma delícia.
   Já que o dia dos Namorados esse ano cai num domingo, dá tempo de fazer no sábado a noite para deixar congelando. São 4 horas de congelador; então, também dá pra acordar bem cedinho no domingo, buscar umas flores para seu amor e invadir a cozinha.

SEMIFREDDO DE CHOCOLATE:

  - 500ml de creme de leite fresco
  - 4 gemas
  - 4 claras
  - 80g de chocolate em pó
  - 2 colheres (sopa) de licor Frangelico
  - 100g de nozes picadas
  - papel filme
  - frutas vermelhas frescas de sua preferência para acompanhar

   Junte numa panela as gemas, o açúcar, o chocolate em pó e metade do creme de leite e misture a frio até ficar homogêneo. Aqueça em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e começar a ferver. Retire do fogo, adicione o licor e coloque numa tigela grande. Deixe esfriar.
   Numa outra tigela, bata o restante do creme de leite até encorpar. Adicione o creme de chocolate já frio e misture.
   Bata bem as claras e misture também ao creme. Incorpore metade das nozes e misture delicadamente.
   Despeje numa forma, cubra com papel filme e deixe no congelador por no mínimo 4 horas. É recomendado deixar na geladeira por 10 ou 15 minutos antes de servir, para amolecer um pouco.
   Ao servir, salpique com o restante das nozes picadas, para decoração, e junte as frutas frescas.



   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

5 de junho de 2011

Pato com molho de Manga

   A carne de pato tem cor avermelhada, sabor característico forte e textura delicada.
   Para quem quer um preparo diferente sem medo de errar, é uma ótima opção.

PATO COM MOLHO DE MANGA:

  - 4 peitos de pato
  - 4 dentes de alho picados
  - 1 colher (sopa) de suco de limão
  - suco de 1 laranja
  - raspas de laranja
  - pimenta calabresa em flocos
  - 150g de açúcar
  - 200ml de vinagre de vinho branco
  - 100g de manga picada em cubos
  - 1 talo de cebolinha picada finamente
  - 1/2 pepino picado finamente

   Faça talhos paralelos na pele dos peitos de pato, com 1cm de distância, fazendo depois um xadrêz e tomando o cuidado de não furar a carne.
   Coloque o suco de limão, o alho, o suco e as raspas de laranja e uma pitada da pimenta calabresa no processador e bata até formar uma pasta. Pincele nos peitos de pato, cubra e leve à geladeira por 1 hora.
   Prepare um molho dissolvendo o açúcar no vinagre, em fogo brando. Aumente o fogo até fever e deixe por mais 2 minutos. Retire do fogo, junte a manga picada, a cebolinha e o pepino e deixe esfriar.
   Asse o pato numa forma untada, com a pele virada para baixo, até que ela fique crocante. Vire e asse por mais 10 minutos. Cubra com o molho de manga e sirva em seguida.




   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

4 de junho de 2011

Pescada picante com larajna

   Essa receita exige um pouco mais de tempo, em função da marinada. Mas já que o dia dos Namorados cai num domingo, dá tempo de sobra e o sabor vale a pena.


PESCADA PICANTE COM LARANJA:

  - 4 filés de pescada
  - 4 colheres (sopa) de suco de laranja
  - 4 colheres (sopa) de vermute seco
  - 4 colheres (sopa) de molho hoisin (encontrado em casas de produtos orientais; molho muito usado na culinária chinesa, de sabor adocicado e picante)
  - 4 colheres (sopa) de shoyu
  - 1 dente de alho amassado
  - 1/2 colher (chá) de cominho em pó
  - 1/2 colher (chá) de pó de 5 especiarias chinesas (também encontrado em casas de produtos orientais, é uma mistura de anis, pimenta, endro, cravo e canela em pó)
  - pimenta do reino a gosto
  - erva-doce picada, para decorar
  - fatias de limão siciliano, para decorar

   Prepare uma marinada: junte numa travessa o suco de laranja, o vermute, o molho hoisin, o shoyu, o dente de alho amassado, o cominho, as especiarias chinesas e a pimenta do reino. Mergulhe os filés e deixe na geladeira por 3 horas.
   Retire o peixe da marinada e reserve-a. Asse os filés numa frigideira untada, 5 minutos de cada lado, pincelando de vez em quando com a marinada.
   Sirva enfeitado com erva-doce e fatias de limão siciliano, acompanhado de arroz ou batatas.


   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.


3 de junho de 2011

Morangos com Aceto Balsâmico

   Agora uma dica de sobremesa para compartilhar com seu amor. Muitíssimo fácil e rápida de preparar.
   O vinagre (aceto) balsâmico é envelhecido na região de Modena, na Itália. Para qualificar-se como balsâmico deve ser envelhecido por no mínimo 12 anos e por isso o produto autêntico é um tanto quanto caro; mas há no mercado similares com boa qualidade e preço bem acessível.
   Essa mistura com morangos e sorvete fica deliciosa e é ótima para fechar uma boa refeição.

MORANGOS COM VINAGRE BALSÂMICO:

  - 300g de morangos
  - 1 colher (sopa) de açúcar
  - 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
  - 4 bolas de sorvete de creme


   Lave bem os morangos e retire as folhinhas. Corte em metades no sentido do comprimento e disponha numa tigela. Salpique o açúcar, acrescente o vinagre balsâmico e misture bem.
   Para servir, disponha 1 bola de sorvete com algumas colheradas do morango.


   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.

2 de junho de 2011

Pappardelle Molho de Salmão Defumado e Vodka

   Essa receita é da chef Pía Fendrik, e está num dos livros da coleção Prático e Saboroso, da editora V&R.
   É realmente prático e mais ainda saboroso. Uma receita que pode deixar ótimas impressões nesse dia dos Namorados.
   Você pode utilizar outro tipo de massa, se quiser, mas a combinação do molho com o pappardelle é perfeita. Se usar massa recheada, é recomendado um recheio suave, como ricota por exemplo.



  PAPPARDELLE AO MOLHO DE SALMÃO DEFUMADO E VODKA:

  - 500g de pappardelle
  - 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  - 1/2 cebola pequena ralada
  - 150ml de vodka
  - 150g de salmão defumado, cortado em tiras
  - 400g de creme de leite
  - 2 colheres de sopa de dill (endro)
  - sal e pimenta do reino a gosto

   Aqueça o azeite de oliva numa frigideira e refogue a cebola. Acrescente a vodka e deixe cozinhar até evaporar o álcool. Junte o creme de leite e cozinhe por mais 10 minutos, temperando com sal e pimenta.
  Retire do fogo, acrescente o salmão e o dill e misture. Adicione a massa já cozida e misture no fogo até incorporar bem o molho. Sirva em seguida.


Foto: Ángela Copello


   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.


1 de junho de 2011

Risoto de Camarão com Champagne

   Inaugurando nossa série especial de receitas para o dia dos Namorados, o risoto com champagne é bem fácil de fazer e muito sofisticado. Certamente causará boa impressão.


  RISOTO DE CAMARÃO COM CHAMPAGNE:

  - 200g de camarões médios limpos
  - 4 camarões grandes, inteiros, para decoração
  - 750ml de caldo de peixe
  - 90g de manteiga
  - 1 cebola pequena, picada finamente
  - 1 dente de alho, picado finamente
  - 300g de arroz para risoto (arbório, carnaroli ou vialone)
  - 200ml de champagne
  - sal e pimenta do reino a gosto
  - salsinha picada finamente, para decoração

 
   Ferva aproximadamente 500ml de água. Coloque os camarões grandes e deixe cozinhar até que fiquem rosados. Escorra e reserve.
   Lave bem os camarões médios e corte-os ao meio no sentido horizontal. Reserve.
   Aqueça o caldo de peixe em fogo médio até iniciar a fervura. Deixe aquecendo em fogo baixo.
   Derreta 2/3 da manteiga e refogue a cebola e o alho. Junte o arroz e refogue por mais 1 minuto, mexendo sempre. Acrescente metade do champagne e vá mexendo devagar até evaporar. Acrescente o caldo de peixe aos poucos, 1 concha por vez, mexendo devagar até absorver antes de juntar mais;  continue juntando o caldo até que o arroz fique com consistência cremosa mas ainda al dente - talvez não seja necessário usar todo o caldo.
   Acrescente os camarões e cozinhe por mais 1 minuto, até que fiquem rosados. Junte o restante do champagne e da manteiga. Corrija o tempero com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva decorando com os camarões grandes e a salsinha picada.




      Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.