Páginas

28 de dezembro de 2011

Feliz 2012!!

   Queridos amigos e seguidores,

   No ano passado, a essa altura, eu estava pensando nesse blog com um baita frio na barriga. Ele era o meu desafio e seria o meu fio-terra. Resolvi dar o primeiro passo - escrever o primeiro post - e a partir de então tudo se desenrolou de forma muito melhor do que eu pensava.
   Obrigado a todos os que por aqui passaram, mandaram receitas, comentaram, ou simplesmente leram. O blog é para vocês e é para mim também: cada pageview é uma celebração, acreditem.
   Para 2012, estou preparando novidades. Inclusive fora do blog: tenho 2 livros no forno. Mas isso eu vou deixar para contar na hora certa. Aguardem.
   Para vocês, desejo que em 2012 tenham saúde e força para dar o primeiro passo na direção que desejarem. Sei que Deus estará cuidando para que cada plano se realize; e mesmo não sabendo de seus planos, eles também estão em minhas orações. Nessa corrente, Ele cuida de nós.


   Então dê-se um tempo e pense em suas metas. Prepare-as com o coração. E celebre os frutos em boa companhia.

   Um feliz 2012 !!!


  Edu Toledo



21 de dezembro de 2011

Natal: não se desespere

   A uma hora dessas as renas já estão se aquecendo para a longa jornada com o Bom Velhinho. Ele checa inúmeras vezes as listas de presentes. Os anões estão estressados e numa correria de dar medo. E você já decidiu o menu de sua ceia de Natal. Ou já está entrando em pânico.
   Muita calma nessa hora.
   Respire, deixe o espírito natalino espalhar sorrisos pela cozinha (e por toda a casa!) e veja essas sugestões muito práticas de aperitivo e sobremesa, que poupam tempo de preparo e agradam bastante. Aí vão:

  Entrada:

LINGUIÇA COM MEL E MOSTARDA

  - 8 pedaços de linguiça fina, de sua preferência
  - 2 colheres (sopa) de mel
  - 2 colheres (sopa) de mostarda em grãos
  - suco de 1 limão (siciliano, de preferência)
  - 2 dentes de alho picados finamente
  - sal e pimenta do reino a gosto

   Numa tijela, misture o mel, a mostarda, o suco de limão e o alho picado. Tempere com sal e pimenta a gosto.
   Em uma panela média, coloque aproximadamente 0,5l de água e deixe ferver. Acrescente as linguiças, deixe ferver novamente e abaixe o fogo deixando cozinhar por mais 3 minutos. Retire, escorra e passe em água corrente para resfriar. Seque as linguiças.
   Pincele as linguiças com a mistura de mel e mostarda e asse numa grelha untada por 8 a 10 minutos (ou até que fiquem douradas), virando e pincelando com um pouco mais da mistura na metade do tempo.
   Pique em pedaços para aperitivo e cubra com o restante do mel e mostarda. Sirva ainda quente.


   Sobremesa:

FRUTAS DE NATAL COM VINHO E SORVETE:

  - 500g de frutas secas de sua preferência (passas pretas, passas brancas, damascos secos, figos secos, etc)
  - 400ml de vinho Jerez
  - sorvete de creme para acompanhar, se desejar

   Coloque as frutas num vidro com capacidade maior que 1 litro (ou utilize vários vidros menores) e acrescente o vinho até cobri-las. Reserve pelo máximo de tempo que puder: uma semana, dias, ou da noite para o dia.
   Sirva com o sorvete de creme.

   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.


   Um Feliz Natal a todos os que me acompanham por aqui. Muitas felicidades!
 


14 de dezembro de 2011

Tender com molho de Manga

   Eu bem que gostaria de publicar um especial de receitas de Natal, como fiz em algumas ocasiões especiais do ano, mas o volume de encomendas do bolo natalino não está me deixando. Quem sabe na próxima semana, mesmo estando em cima da hora para comprar os ingredientes...
   Tendo pouco tempo, pesquisei aqui nos meus caderninhos e encontrei essa receita que parece bastante interessante. Vou tentar postar outras mais, prometo. E quem fizer me mande comentários!

  TENDER COM MOLHO DE MANGA:

  - 1 peça de Tender
  - 3 mangas tipo Haden
  - 100g de manteiga
  - 200g de açúcar mascavo
  - 500ml de vinho branco seco
  - cravos da Índia
  - sal e pimenta do reino a gosto
  - papel alumínio para cobrir

   Numa tigela, amasse a manteiga com o açúcar mascavo formando uma pasta e reserve.
   Com a ponta de uma faca afiada, faça cortes suaves na superfície do Tender, desenhando um losango. Espete um cravo em cada cruzamento das linhas de corte.
   Coloque o Tender numa assadeira e espalhe sobre ele a mistura de açúcar mascavo com manteiga. Regue com o vinho, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (200 graus) por cerca de 40 minutos.
   Descasque as mangas. Corte uma delas em pedaços grandes e reserve; bata as outras 2  no liquidificador e reserve.
   Retire o Tender do forno (sem desligar), e retire também o papel alumínio. Regue a peça com as mangas batidas, ajudando com o suco que ficou no fundo da assadeira. Espalhe os pedaços grandes de manga ao redor do Tender e leve novamente ao forno por mais 15 minutos.
   Sirva ainda quente.


   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.


7 de dezembro de 2011

Rocambole de Salmão Defumado e Cream Cheese

   Com a época das festas de final de ano, chega um tempo de refeições mais demoradas, com mais conversa ao redor da mesa antes e depois da comilança. Aí, ganham importância, além do prato principal, os aperitivos e as sobremesas.
   Essa receita de petisco é muito fácil de fazer, e também muito charmosa. Mais que tudo isso: é uma delícia.


ROCAMBOLE DE SALMÃO DEFUMADO E CREAM CHEESE:

  - 1 caixinha de cream cheese (150g)
  - 100g de salmão defumado em fatias finas
  - sal e pimenta do reino a gosto
  - 1 ramo de salsinha picada finamente, para decorar
  - papel filme para montar


   Pique finamente o salmão defumado. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve. Se desejar, pingue algumas gotas de suco de limão (com limão siciliano fica ainda melhor).
  Abra um pedaço de papel filme de mais ou menos 30cm de comprimento sobre uma superfície lisa. Com o fundo de uma colher ou com um pão duro, espalhe o cream cheese no papel filme, a partir do centro, formando um "colchão" de 0,5cm de espessura.
   Espalhe o salmão defumado picado sobre o colchão de cream cheese, concentrando na parte central e deixando as bordas livres para enrolar.
   Pegue um dos lados do palpel filme e vá enrolando devagar, até que o cream cheese da borda cubra parte da camada de salmão; repita a operação com o outro lado, até fechar o rocambole. Feche o papel filme e com as duas mãos, passe o rocambole devagar sobre a superfície lisa, enrolando até ficar uniforme.
   Leve ao freezer por 10 minutos antes de servir. Espalhe a salsinha picada por cima para decorar. Sirva acompanhado de torradas.




   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.