Páginas

12 de abril de 2012

Escondidinho de Carne Seca

   Outro dia eu topei com um pacote de carne seca na prateleira do supermercado e não tive dúvida: matar a saudade de um bom escondidinho! Rápido de fazer, é uma ótima comida de boteco; mas em casa também é excelente pedida. Aqui vai a receita:

 ESCONDIDINHO DE CARNE SECA:

  - 1kg de mandioca descascada, cortada em diversos pedaços
  - 400g de carne seca desfiada
  - 1 cebola pequena, cortada finamente
  - 2 dentes de alho, picados finamente
  - 200g de requeijão
  - azeite de oliva para refogar
  - sal e pimenta do reino a gosto

   Cozinhe a mandioca em água e sal, até ficar bem macia - ponto para purê. Escorra, guardando um pouco do líquido do cozimento. Passe num espremedor ou amasse com um garfo e faça um purê; adicione um pouco da água do cozimento para dar o ponto desejado. Corrija o sal.
   Enquanto a mandioca cozinha, refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Junte a carne seca, sem acrescentar sal (ela já é bem salgada). Deixe cozinhar por 5 minutos, desligue o fogo e reserve.
   Para montar, pode ser em porções individuais ou em uma forma média - que possa ir ao forno - coloque uma camada de carne seca, cubra com o purê de mandioca e em seguida com uma camada de requeijão. Leve ao forno médio por 20 minutos. Se o seu forno tiver um gratinador, ponha para gratinar por 5 minutos antes de servir.
   Sirva ainda quente.



   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.


   

Um comentário: