Páginas

24 de maio de 2012

Sopa Creme de Ervilhas e Carne


  Está de volta a temporada de sopas. A temperatura aqui em Curitiba já não atinge mais os 20 graus durante o dia, e cai bastante à noite. Com a chuvinha que chega no final de semana, o friozinho convida para sopa e vinho.


 SOPA CREME DE ERVILHAS E CARNE:

  - 350g de ervilhas secas
  - 400g de alcatra, cortada em tirinhas
  - 100g de bacon
  - 1 dente de alho picado finamente
  - 1 litro de leite
  - 75g de manteiga
  - 75g de farinha de trigo
  - sal
  - noz moscada

   Divida o bacon em 2 metades.
   Coloque as ervilhas para cozinhar com água e sal e uma das metades do bacon, até ficarem moles.
   Numa panela grande, em fogo baixo, derreta a manteiga sem deixar fritar. Acrescente a farinha e mexa até que a mistura fique homogênea, sempre em fogo baixo. Acrescente o leite (frio) e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, mexendo sempre e devagar para não formar grânulos, até obter uma consistência cremosa e de coloração levemente marmorizada. Tempere com noz moscada (ralar) e sal.
   Frite o restante do bacon numa frigideira. Quando a gordura começar a derreter, acrescente o alho e a alcatra, temperando com sal. Deixe dourar e reserve.
   Quando as ervilhas estiverem cozidas, escorra, guardando um pouco da água do cozimento. Bata no liquidificador com metade do creme feito com leite. Junte de volta na panela do creme, mexendo devagar. Acrescente a carne, sem o bacon, corrija o sal e a pimenta e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo.
   Sirva ainda quente.



   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário