Páginas

8 de novembro de 2012

Mousse de Avocado e Salmão Defumado - com harmonização cervejeira


  Como sabem alguns de meus amigos, estou agora fazendo um curso de sommelier de cervejas. Não é fácil; como o mundo da gastronomia, o mundo das cervejas também é complexo e infinito - um enorme universo a ser explorado.
  Para treinar um pouco e também como auto-incentivo para recolocar o blog nos trilhos, decidi fazer alguns pratos com harmonização. Ainda tive a ajuda do professor, o mestre-cervejeiro Daniel Wolff.
   Esse preparo é mais como uma entrada, e ficou muito bom - mas se você estiver numa onda mais light pode ser prato principal mesmo, porque é muito leve e saboroso.

   MOUSSE DE AVOCADO E SALMÃO DEFUMADO:

  - 2 avocados pequenos, bem maduros
  - 100g de salmão defumado fatiado
  - suco de 1/2 limão siciliano
  - 1/2 copo (180g) de iogurte natural
  - 180g de cream cheese
  - sal e pimenta do reino a gosto

   Pique as fatias de salmão defumado em pedaços bem pequenos e tempere com um pouco do suco de limão. Reserve.
   Abra os avocados, separe os caroços e retire a polpa com a ajuda de uma colher. Numa vasilha, misture a polpa com o iogurte e o cream cheese, dosando conforme a consistência que preferir. Adicione o restante do suco de limão e tempere com sal e pimenta.
   Monte as porções em pequenas taças, distribuindo o salmão picado por cima do avocado. Sirva frio ou gelado.


 HARMONIZAÇÕES:



-Hook Norton Hooky Bitter: cerveja estilo Standard Bitter, Inglesa, com 3,6% de álcool. Coloração dourada, com aromas maltados e amargor moderado. Harmonizou muito bem com o avocado e salmão, com um ótimo equilíbrio.








 - Estrella Damm Inedit: cerveja estilo Witbier, Espanhola, com 4,8% de álcool. Criada por ninguém menos que Ferran Adriá e sua equipe de sommeliers. Mescla maltes de cevada e trigo, aromatizada com lúpulos e especiarias, como coentro, casca de laranja e alcaçuz, e com segunda fermentação na garrafa. A diferença de harmonização em relação à Bitter foi muito sutil, mas ficou melhor, com um equilíbrio excelente.




   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.


2 comentários:

  1. Amigo, ler isso as 13h25, pleno sábado de sol aqui em SP, com essa sede e fome que me afligem... Oh, sofrimento! Sim, a Patrícia me contou sobre essas estrepulias cervejeiras! Quero provar! Qdo vcs vierem pra SP, tragam umas garrafas nas mala, ai jantamos la em casa, em familias! Combinado?

    Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, combinado. A linha de produção está à toda: já tem algumas geladas, tem algumas maturando na garrafa, e alguns litros no fermentador. Quando formos a SP vamos levar. Mas você prepara o jantar, OK? Abraços!

      Excluir