Páginas

26 de janeiro de 2012

Vídeo do mês: Ratatouille

   Como eu havia prometido, em 2012 este blog terá algumas novidades. Hoje vamos estrear a primeira delas: breves vídeos com as receitas! Todo mês vou filmar o preparo de uma receita e postar aqui um resumo.
   Começamos com o Ratatouille, um refogado de legumes típico da região de Provença, na França; nele não podem faltar as berinjelas e os tomates. A receita é bem simples e rápida de preparar. No final, o vídeo.

RATATOUILLE:
  - 1 berinjela, cortada em cubos
  - 1 pimentão amarelo, cortado em tiras
  - 1 pimentão vermelho, cortado em tiras
  - 2 abobrinhas, cortadas em cubos
  - 2 tomates, sem pele e sem sementes, cortados em cubos
  - 1 cebola picada
  - 2 dentes de alho picados
  - 3 ramos de salsinha picada
  - 200ml de azeite de oliva
  - 6 colheres (sopa) de molho shoyu

   Numa frigideira anti-aderente, coloque metade do azeite de oliva e refogue a beringela. Reserve.
   Na mesma frigideira, acrescente os pimentões e deixe cozinhar até ficarem macios. Acrescente a abobrinha, deixando cozinhar por alguns minutos. Em seguida, junte os tomates e acerte o sal. Deixe cozinhando por mais alguns minutos e depois reserve num outro recipiente, separado das berinjelas.
   Refogue a cebola e o alho, ainda na mesma frigideira, até que fiquem bem dourados. Junte o shoyu e deixe secar um pouco. Raspe bem o fundo da panela, acrescente os legumes e em seguida a berinjela. Acerte o sal e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Salpique a salsinha e sirva.

   
   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.



18 de janeiro de 2012

Linguado com tomates cereja e laranja

   A minha briga com a balança ainda não chegou ao fim. Agora virou guerra fria: ela continua ali, calculista, sob o armário do banheiro; eu continuo sem olhar para o chão, fingindo que ela não existe.
   Dentre tantas estratégias para vencer, vou publicar aqui as gastronômicas, somente. Hoje vai uma receita que acabo de preparar no jantar, muito prática e leve; o difícil é comer apenas a porção ideal...Veja como é simples. Boa sorte!


   LINGUADO AO MOLHO DE TOMATES CEREJA E SUCO DE LARANJA:

  - 2 filés de linguado
  - 300g de tomates cereja
  - 4 dentes de alho
  - suco de 2 laranjas
  - suco de 1 limão
  - sal e pimenta do reino a gosto
  - azeite de oliva
  - papel manteiga

 
   Forre uma assadeira com papel manteiga e disponha sobre ela os filés de linguado. Tempere com sal e pimenta a gosto, acrescente o suco de limão e leve ao forno (baixo - 180graus) por 30 minutos.
   Corte os tomates cereja em 4 partes e reserve.
   Coloque um fio de azeite de oliva numa frigideira e  deixe dourar os dentes de alho. Acrescente os tomates cereja picados, uma pitada de sal, e deixe cozinhar por 10 minutos, em fogo baixo. Junte o suco de laranja e deixe encorpar por mais 2 minutos. Descarte os dentes de alho.
   Sirva os filés de peixe cobertos com o molho; acompanhe com arroz branco ou purê de batatas.





   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.



  

12 de janeiro de 2012

Panquecas Light para começar o ano

   Foi bem desagradável, confesso. Não queria passar pela experiência de encarar a balança na volta das férias, mas não deu para escapar. Como eu já sabia no que ia dar, já me antecipei e fui pensando em algumas receitas mais leves para agora começar a rebater a comilança e voltar ao peso normal.
   Aqui vai uma receita de massa e recheio de panquecas bem leve, que fiz hoje mesmo. É bem rápida, e você também pode (claro!) variar o recheio como quiser.

  PANQUECAS LEVES:

  para a massa:
   - 1 copo de leite desnatado
   - 1/2 copo de farinha de trigo branca
   - 1/2 copo de farinha de trigo integral
   - 1/2 copo de água morna
   - 1/2 colher (sopa) de óleo de canola
   - sal a gosto

   Bata todos os ingredientes no liquidificador, até obter uma massa homogênea.
   Numa frigideira pequena e anti-aderente, pré aqueça um fio de óleo e despeje um pouco da massa com uma concha, cobrindo o fundo da frigideira. Deixe fritar até secar e a massa soltar do fundo da panela e vire para fritar do outro lado; reserve para rechear. Repita o processo até terminar a massa - nessa receita, rendem 5 panquecas bem fininhas.

  para o recheio:
   - 250g de queijo Minas fresco light, cortado em cubos pequenos
   - 150g de peito de peru defumado, picado
   - 1 lata de molho de tomate

   Numa tigela, junte todos os ingredientes e misture bem. Adicione sal à gosto.

   Monte as panquecas, atravessando a massa com uma "linha" de recheio. Enrole e coloque numa assadeira. Leve ao forno pré-aquecido (180 graus) por 20 minutos.




   Prepare com o coração. Deguste em boa companhia.