Páginas

17 de fevereiro de 2015

Bacamarte Barleywine .45

  Hoje é como um 31 de dezembro. 
  E essa cerveja foi desenhada para celebrar a "virada".
  É a Bacamarte Barleywine. Um estilo de cerveja Ale forte, originário na Inglaterra. A Barleywine é um ícone das mais ricas e fortes das ales Inglesas, muito associadas ao inverno (teor alcoólico entre 8% e 12% que é ótimo para espantar o frio) e com tempo de maturação bem longo e muitas vezes em barril.
 É uma cerveja para meditação: beber bem devagar, em boa companhia e boa conversa, numa boa taça. Ou com um bom livro. Ou com um bom filme. Ou com uma boa música. Na verdade, com uma cerveja dessas, de boa linhagem, tudo fica bom.
  A Bacamarte Barleywine, depois de longas horas de produção, dias e dias de fermentação e maturação, foi dividida em três lotes: o básico, o "Alambique" e o "Adega". O básico foi engarrafado no final de Janeiro (2015), e está na foto logo abaixo, que degustei há alguns dias. O "Alambique" e o "Adega" foram separados em baldes de 20L cada, para maturar em chips de carvalho que foram embebidos em Cachaça e em vinho do Porto - vão ficar para o inverno mesmo.

  E a primeira delícia que degustamos...



  Vertida na taça mostrou uma coloração avermelhada, turva e com espuma densa de rápida dissolução. Aroma adocicado de caramelo, malte, notas de toffee e um pouco de madeira, com um fundo de álcool perceptível ao final.
  Na boca seguiu o aroma: adocicado do malte, com corpo bem cremoso e carbonatação suave, um final quente do álcool e suave amargor dos lúpulos no aftertaste. Ficou boa! (apesar de eu ser suspeito para comentar).
  Agora é esperar pelo que vai acontecer com as que estão maturando com Cachaça e Porto. Vejam só a preparação...


Chips maturando na Cachaça e Porto
Cerveja maturando nos chips embebidos
























  Depois que essas belezuras maturarem e eu envasar o que resultou, prometo que coloco aqui o resultado. E a combinação de tudo isso com comida!




  Dê seu pulo: beba cerveja de verdade. Em boa companhia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário