Páginas

19 de março de 2015

Bate-e-volta ao Chile 1: Nómade IPA

  Essa semana estive no Chile, numa (muito) breve viagem a turismo. Infelizmente não consegui visitar nenhuma cervejaria artesanal local - apesar de diversos e-mails enviados, todos sem resposta. Visitei uma vinha e aprendi um pequeno ditado do país: "Si vino a Chile y no tomaste vino, a qué vino?". Faz todo o sentido. Sim, tomei bastante vinho também.
  Respondido ou não, sempre procuro beber alguma cerveja local ou conhecer alguma cervejaria. Na busca de última hora, acabei encontrando uma lojinha com 2 pequenos armários: um com cervejas chilenas e outo com belgas; e só. Não encontrei ali nenhum dos rótulos que havia pesquisado antes da viagem, mas li quase todos com muito cuidado para fazer minhas escolhas, e trouxe na mala algumas medalhistas.
  A primeira da série a provar foi a Nómade IPA. Ganhadora de medalha de Ouro em seu estilo na Copa America das Cervejas de 2012, que foi realizada no Chile. Também ganhou a medalha de ouro como Melhor Cervejaria Artesanal do Chile em 2012. Bem credenciada. Seu site não apresenta nada de informação, e tudo o que consegui descobrir foi que a Nomade foi fundada em 2011.
  No copo, a Nomade Indian Pale tem coloração âmbar e é levemente turva. Formou sedimentos no final da garrafa. Espuma branca de bolhas grandes que se dissipou rapidamente mas deixou uma fina camada na superfície do líquido até o final da degustação.
  Aromas leves, sem grandes destaques. Maltado e adocicado, com um pouco de terroso e frutado ao fundo, lembrando pêssegos e mamão.
  No sabor, o adocicado do malte é bem leve, aparecendo também um frutado bem baixo e com acidez, além de um herbáceo bem sutil. Quase nada de amargor. Corpo leve com média carbonatação.
  Retrogosto amargo e seco, porém sem predominância ou destaque. Levemente adstringente.
  Para quem espera aquela explosão de aromas e amargor numa IPA, essa fica bem atrás. Mas cumpre bem seu papel e propósito, sendo bem fácil de beber, com o álcool bem colocado e boa refrescância.
  Na harmonização, uma combinação também com um prato local. Na culinária chilena usa-se bastante o abacate (avocado, ou palta) como acompanhamento de saladas e outros pratos. Lá comi um hamburguer que tinha bastante palta (bem cremosa, misturada com tomates e cebola finamente picados) juntamente com a carne, muito saboroso. Essa IPA cairia muito bem com ele!



Serviço:
  Nómade India Pale Ale
  India Pale Ale (English IPA)
  5,9% ABV
  País: Chile
  Garrafa de 330ml
  R$ 11,50 (aproximado)


 Dê seu pulo: beba cerveja de verdade. Em boa companhia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário