Páginas

21 de abril de 2015

Bate-e-volta ao Chile 2: Jester Cosmonauta

  Continuando com as brejas que eu trouxe do Chile na mala, hoje provei a Jester Cosmonauta, uma Russian Imperial Stout com 9,5% de álcool.
  A Jester, como quase toda cervejaria artesanal, tem sua história pautada na paixão por cervejas e na amizade. Inicialmente decidido a importar uma cerveja da Inglaterra, Rafe Hutchings, um Inglês radicado no Chile há mais de 12 anos, desistiu logo da ideia ao provar uma cerveja que havia sido feita por um amigo e então futuro sócio. "Esqueça; não vamos importar cerveja nenhuma. Já temos aqui uma ótima cerveja para iniciar nossa própria cervejaria."
  Em 2014, a Jester foi eleita a melhor cervejaria do Chile, no Chile Beer Cup. A Cosmonauta ainda está com o "peito liso", ou seja, não tem nenhuma medalha em concursos pois é o mais recente lançamento da cervejaria. 
  Contam algumas histórias que a Russian Imperial Stout originou-se a partir de uma cerveja Inglesa do estilo Stout com alto teor alcoólico (sempre mais de 9%) que era exportada para a Rússia, nos tempos da Imperatriz Catarina II, no século XVIII.
  E ela cumpre a expectativa: na caneca, uma cor negra, sem turbidez, com espuma marrom de formação densa e persistente, que ainda formou um véu nas bordas do copo durante toda a degustação.
  Aromas nítidos de café, tosta, caramelo, amêndoas, malte. Álcool bem sutil. Ao subir da temperatura, os perfumes de tosta, frutas negras e doces caramelados ficam mais evidentes.
  Na boca, textura aveludada, com corpo licoroso e consistente. Sabor rico e intenso, com malte, cereais torrados, amargor leve e álcool muito bem inserido. Um certo sabor de conhaque ao fundo, disfarçado na doçura dos maltes, terminando com um leve amargor dos sabores tostados no final do gole.
  Cerveja muito bem equilibrada, com álcool bem colocado e corpo licoroso. Ótima pedida!
  Para harmonizar, o bolo de chocolate que estava me esperando hoje após o trabalho. Ficou fantástico!





Serviço:
  Jester Cosmonauta
  Russian Imperial Stout
  9,5% ABV
  País: Chile
  Garrafa de 330ml
  R$ 18,50 (aproximado)

 Dê seu pulo: beba cerveja de verdade. Em boa companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário